Interação Humano-Computador

PROJETO: Temas

Tema 1: visualização para cidades melhores

“Visualização pública para tornar as cidades melhores” Para se inspirar, veja os vencedores da competição de design do IHC 2015: http://www.ihc2015.unifacs.br/index.php/pt-BR/chamada-de-trabalhos/competicao-de-design

O conceito de cidades inteligentes, ou Smart Cities, tem conquistado relevância nas discussões sobre desenvolvimento urbano sustentável, no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo em que esse conceito é associado à oportunidade de elevar a qualidade de vida e sustentabilidade nas cidades brasileiras, é um desafio para administração pública e privada. Como usar esses dados para promover melhorias na cidade? E como engajar o cidadão para que ele participe dessa melhoria?

A proposta do desafio é então criar uma instalação pública (criativa!) para visualização de dados. Pode ser relacionada à mobilidade, cultura, saúde, segurança, educação, transparência, sustentabilidade (recursos naturais, energia, água, etc.), habitação, saneamento básico, ou qualquer outro tema de interesse da cidade. Ela pode ser restrita a um local, por exemplo, um parque, escola, universidade, etc, ou de interesse geral da cidade. É importante que a visualização seja atrativa, despertando a atenção do cidadão para o tema. A instalação pública pode ser ou não complementar a um aplicativo móvel ou web.

Alguns sistemas e aplicativos já desenvolvidos nesse contexto que podem servir como inspiração são:

  • Lixômetro de Copacabana - Mede e exibe publicamente o total de lixo coletado na área da praia de Copacabana ver
  • Nuage Vert - chaminé representando consumo de energia de Helsinki, Finlândia ver
  • Ushahidi - plataforma aberta para desenvolvimento de sistemas de colaboração cidadã ver
  • Intinerários de ônibus e vâns do transporte público de Fortaleza ver
  • Fiscalize Recife - informações de arrecadações e gastos públicos do município ver
  • Colab.re - plataforma de participação do cidadão ver
  • Hackthon em Miami em 2014 ver
  • Hack Hackers ver

O que levar em conta na proposta:

  • Qual problema social vocês pretendem resolver?
  • O que faz dessa proposta uma solução criativa e atrativa?
  • Como os dados podem ser obtidos? São dados abertos ou privados? Há implicações de privacidade ao exibir os dados?
  • Onde a visualização deve ser instalada para criar o impacto desejado? Há software complementar (aplicativos móveis ou Web)?
  • Como avaliar o impacto da solução?
  • Há implicações culturais na visualização? Ela pode ser aplicada em outros contextos?


Tema 2: educação e diversão

“Aplicativos infantis: educação e diversão” Para se inspirar, veja os vencedores da competição de design do IHC 2017: http://ihc2017.ihcbrasil.com/pt/trilhas/competicao-de-design/

Como a tecnologia pode promover a aprendizagem de forma divertida?

Os participantes são convidados a desenvolver soluções de tecnologia para o público infantil que apoie a aprendizagem e o entretenimento. O público-alvo da solução pode ser profissionais de ensino ou crianças de 0 a 10 anos.

A solução pode ser um software, um aplicativo, um website ou um jogo. No entanto, é fundamental que a solução seja inspirada nas crianças e/ou educadores que enfrentam o desafio tema. Também é fundamental que seja relatado o processo que foi seguido para se obter a solução proposta.


Tema 3: educação e diversão

Abandono de animais Para se inspirar, veja os vencedores da competição de design do IHC 2019: http://ihc2019.ufes.br/chamada_competicao_design.php?lang=pt-BR

Adoção de animais abandonados: o abandono de animais nas ruas tem se tornando um grave problema em diversas capitais brasileiras. Apesar de ser considerada uma forma de agressão prevista na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), diariamente animais domésticos são abandonados, por diversos motivos, em ruas, parques, praças e até campi universitários. Muitas vezes acostumados a receber cuidados de humanos, esses animais não estão preparados para viver por conta própria, gerando um impacto social bastante negativo. Consequentemente, animais abandonados ficam expostos a maus-tratos e perigos, a doenças que podem ser transmitidas para humanos ou para outros animais, podem causar acidentes nas vias públicas, e causam impacto nas populações de animais silvestres locais.

Iniciativas para promover a conscientização e a adoção de animais abandonados têm sido intensificadas nos últimos anos em diversas regiões do país. Entretanto, quando alguém decide ter um animal de estimação nem sempre tem consciência da possibilidade de adotar um animal em situação de rua, em vez de comprar um filhote. Da mesma forma, é comum desconhecerem a grande quantidade de animais que aguardam adoção nos Centros de Controle de Zoonoses das prefeituras.

Nesse sentido, tanto a educação sobre posse responsável quanto a conscientização sobre adoção e cuidado dos animais em situação de rua são aspectos fundamentais para atenuar a situação do abandono de animais. Com esse desafio em mente, a Competição de Design deste ano convida a comunidade a pensar soluções computacionais interativas com o objetivo de promover a conscientização da população e apoiar a adoção de animais abandonados.

Links para inspiração:

Desafio de Design “In an age of mass production when everything must be planned and designed, design has become the most powerful tool with which man shapes his tools and environments (and, by extension, society and himself). This demands high social and moral responsibility from the designer. It also demands greater understanding of the people by those who practise design and more insight into the design process by the public.” (Viktor Papanek, Design for the Real World) Desafio: propor uma solução para apoiar a educação sobre posse responsável de animais e incentivar a adoção de animais abandonados.

Objetivo: A solução deve ajudar uma ou mais esferas específicas da sociedade a lidar com o problema do abandono de animais domésticos, promover a conscientização das pessoas sobre o problema e sobre a importância da adoção e/ou incentivar a adoção de animais em situação de rua.

Expectativas: Espera-se que a solução proposta explore diferentes paradigmas de interação (como Computação Ubíqua, Computação Vestível, Internet das Coisas, dentre outros), evitando propostas unicamente centradas em aplicativos móveis ou aplicações web. É fundamental que o problema seja bem caracterizado, apresente uma sólida base para o estabelecimento dos requisitos e necessidades, e que o processo seguido para se conceber a solução proposta seja relatado.

Imprimir/Exportar
QR Code
QR Code leds:cursos:ihc:programa:recursos:atividadesavaliativas:seminario:temas (generated for current page)